A desigualdade social pode se dar através da má distribuição de renda, ou pelo fato de não aceitarmos certas coisas dentro de uma sociedade que deveria ser de todos.
No Brasil a grande diferença de classes traz problemas a todos, até mesmo as crianças que neste momento estão nascendo, pois algumas, estão em ótimas condições, em um hospital, com muitos médicos, enquanto outras estão em um ambiente completamente desfavorável, nas ruas, em chãos gelados.
Somos tão egoístas ao ponto de chegar a discriminar uma pessoa sem percebermos. Mas afinal, qual a diferença, o que ela tem que eu não tenho? Apenas dinheiro? E o que o dinheiro lhe traz? Para mim, o dinheiro nunca me trouxe nada, a não ser consumo, mas ele nunca conseguiu colocar em minhas mãos as coisas mais importantes pra mim, como uma boa família, bons amigos, um bom estudo e trabalho, e o melhor de tudo, uma coisa que o dinheiro nunca poderá comprar, personalidade. Somos mal acostumados e cegos, porque enquanto uns estão sofrendo outros estão se iludindo e mentindo, sem motivos e sem nexo.
Se formos pensar por um outro ângulo, não somos pobres porque queremos, não temos trabalhos porque queremos, muitas vezes somos impedidos de fazer e ser, tendo que mudar para poder lutar. Ou seja, para ser algo a mais, precisamos não ter personalidade, temos que ser alguém para encantar outros.. não precisamos ser assim, podemos mudar nossas visões e saber que o mundo é cheio de caminhos e que cada um tem o seu, e como quiser ter e independente do modo que é e o que é. Por exemplo, muitos negros são discriminados, sendo eles, impedidos de trabalhar em certos locais, porque as vezes a imagem do negro passa como uma imagem ruim, quando não é, e somos tao cegos, que não percebemos, que o grande erro social na verdade é nosso, e de mais ninguém.
No governo, atualmente, por mais que a gente não goste, que a gente xingue, a gente não corre atras e grita pra todo mundo: ELES SÃO UNS MERDAS! Não, nunca ninguém fez isso, nunca ninguém teve a coragem de contrapor o governo, por isso, as mentiras se agravam, e as desigualdades crescem.
Com a mídia, podemos dizer que a desigualdade cresceu mais e se agravou mais, pois coloca um pensamento dentro de nossas cabeças, que ficam como se fossem musicas. Nos fazem pensar que o mundo é como é e não tem solução, e nos somos tão preguiçosos que não queremos nem parar para pensar, se é verdade ou não, se é correto ou não, saímos aceitando e errando.
As roupas de hoje em dia, se for ver, quando alguma coisa está sendo muito usada, todo mundo passa a ter, gostando ou não, ou seja, é uma moda, que nos enfiam na cabeça, nos forçando a gostar, e geralmente, somos divididos, entre os que usam e os que acham ridículo, e os que usam, são sempre aqueles mais ouvidos e mais chamativos, porque os que estão em baixo, parecem não tem importância, mas tem. A mesma coisa está acontecendo conosco, estamos aceitando regras que não gostamos e que ao mesmo tempo está prejudicando milhares de pessoas em nossas voltas, deixando elas pra lá e de lado, quando são eles que precisam de mais atenção, pois o maior problema está ai, onde os ricos prevalecem, e os pobres não existem. Somos sempre todos diferentes, mas ao mesmo tempo com semelhanças que também não podem ser desvalorizadas.